Pular para o conteúdo principal

III Encontro Nacional das Estações Digitais - Fundação Banco do Brasil

De III Encontro Nacional das Estações Digitais - Fundação Banco do Brasil

Na última semana, tive a honra de participar, junto a Educadores Sociais de todo o Brasil, do 3º Encontro Nacional da Estações Digitais. Este evento é uma ação do Programa Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil (FBB). Em 2004, a ONG Lagoa Viva implantou uma Estação Digital na Ilha da Lagoa dos Barros (AGASA) sob minha coordenação. Neste espaços os moradores podem acessar a internet gratuitamente e participar de cursos de informática, além de proporcionar a comunidade ferramentas para o desenvolvimento local.

Neste momento, a Estação Ilha da Lagoa dos Barros enfrenta muitas dificuldades para manter-se aberta à comunidade, já que a sustentabilidade estava comprometida. Desde de 2005 estava afastado da Estação por motivos profissionais. Sabedor das dificuldades solicitei minha ida ao Encontro para buscar subsídios e tentar mudar o a atual situação. A boa notícia é que nossa Estação Digital foi conteplada com o Programa Telecentros.BR do Governo Federal. Agora ficará mais facíl de manter o espaço aberto à comunidade.

A FBB e a Programando o Futuro, organizadores do Encontro, estão de parabéns por oferecer palestras e ofícinas de alto nível aos Educadores.
Momento mais emocionante foi a do Contador de Estorias, Roberto Carlos Ramos. Melhor palestra que já assisti na minha vida. Ele contou sua história de vida, com passagens e fugas da FEBEM até a adoção de uma francesa. Com emoção, gargalhadas e muitas lágrimas ao final, o palestrante manteve a atenção dos Educadores. O Trailer do Filme, que conta sua História vc pode acompanhar AQUI.

Ao longo do Encontro muitos debates e trocas de experiências marcavam cada dia. O mais valioso, o que não tem preço foi a troca cultural com todas as regiões do Brasil, quase todos os estados estavam presente. Cada Estado/Cidade tem uma realidade em relação a internet. A mais absurda é o valor que uma cidade da Paraíba pagava por uma conexão de 128 kbps, mais de R$ 2.000,00.

Ao final do encontro, os Educadores Social se reuniram e formaram uma Comissão Provisória para construiri uma Associação Nacional dos Telecentros e Estações Digitais. Com intuito de defender os programas de inclusão digital e buscar mais recursos aos telecentros de todo o Brasil.


Acesse o link e entre no movimento:

www.anedt.wordpress.com




Obrigado Fundação Banco do Brasil e Programando o Futuro. Vocês transformam nossas vidas.
Grande Abraço a todos os Educadores Sociais do Brasil

Fotos do Encontro Aqui

Comentários

  1. Ei Bruno aqui é Valneide o rasta da Bahia, lembra? Massa seu blog!
    Veja o blog do meu trabalho www.avantelencoisnoticias.blogspot.com

    e deixe seu recado com contato.
    Abraços

    negrum@gmail.com
    avantelencois@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Comente

Postagens mais visitadas deste blog

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master

Impasse na "Faixa da AGASA*"

Posse de Obama, o cessar fogo da Faixa de Gaza e a falta de diálogo dos políticos de Santo Antônio da Patrulha e Osório marcou a semana que passou. O desavisado município de Santo Antônio da Patrulha (com um orçamento de 40 milhões de reais aproximadamente) declarou guerra ao município de Osório e tentará impedir a obra de saneamento do esgoto, que segundo os p atrulhenses irá poluir a Lagoa dos Barros. Já Osório (com um orçamento de mais 100 milhões de reais) defende-se, alegando que o esgoto será tratado antes de ser escoado a esta lagoa que nos encanta com suas lendas e natureza exuberante. O prefeito osoriense , Romildo Bolzan , em resposta à visita do prefeito patrulhense , Daiçon Maciel , foi em missão de paz ao município-pai, na última sexta-feira, tentar explicar o projeto à lideranças da comunidade patrulhense . Os patrulhenses , famosos por serem hospitaleiros e criadores dos municípios vizinhos, não quiseram saber de explicações e atacaram Romildo e sua equipe de téc...