Pular para o conteúdo principal

III Encontro Nacional das Estações Digitais - Fundação Banco do Brasil

De III Encontro Nacional das Estações Digitais - Fundação Banco do Brasil

Na última semana, tive a honra de participar, junto a Educadores Sociais de todo o Brasil, do 3º Encontro Nacional da Estações Digitais. Este evento é uma ação do Programa Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil (FBB). Em 2004, a ONG Lagoa Viva implantou uma Estação Digital na Ilha da Lagoa dos Barros (AGASA) sob minha coordenação. Neste espaços os moradores podem acessar a internet gratuitamente e participar de cursos de informática, além de proporcionar a comunidade ferramentas para o desenvolvimento local.

Neste momento, a Estação Ilha da Lagoa dos Barros enfrenta muitas dificuldades para manter-se aberta à comunidade, já que a sustentabilidade estava comprometida. Desde de 2005 estava afastado da Estação por motivos profissionais. Sabedor das dificuldades solicitei minha ida ao Encontro para buscar subsídios e tentar mudar o a atual situação. A boa notícia é que nossa Estação Digital foi conteplada com o Programa Telecentros.BR do Governo Federal. Agora ficará mais facíl de manter o espaço aberto à comunidade.

A FBB e a Programando o Futuro, organizadores do Encontro, estão de parabéns por oferecer palestras e ofícinas de alto nível aos Educadores.
Momento mais emocionante foi a do Contador de Estorias, Roberto Carlos Ramos. Melhor palestra que já assisti na minha vida. Ele contou sua história de vida, com passagens e fugas da FEBEM até a adoção de uma francesa. Com emoção, gargalhadas e muitas lágrimas ao final, o palestrante manteve a atenção dos Educadores. O Trailer do Filme, que conta sua História vc pode acompanhar AQUI.

Ao longo do Encontro muitos debates e trocas de experiências marcavam cada dia. O mais valioso, o que não tem preço foi a troca cultural com todas as regiões do Brasil, quase todos os estados estavam presente. Cada Estado/Cidade tem uma realidade em relação a internet. A mais absurda é o valor que uma cidade da Paraíba pagava por uma conexão de 128 kbps, mais de R$ 2.000,00.

Ao final do encontro, os Educadores Social se reuniram e formaram uma Comissão Provisória para construiri uma Associação Nacional dos Telecentros e Estações Digitais. Com intuito de defender os programas de inclusão digital e buscar mais recursos aos telecentros de todo o Brasil.


Acesse o link e entre no movimento:

www.anedt.wordpress.com




Obrigado Fundação Banco do Brasil e Programando o Futuro. Vocês transformam nossas vidas.
Grande Abraço a todos os Educadores Sociais do Brasil

Fotos do Encontro Aqui

Comentários

  1. Ei Bruno aqui é Valneide o rasta da Bahia, lembra? Massa seu blog!
    Veja o blog do meu trabalho www.avantelencoisnoticias.blogspot.com

    e deixe seu recado com contato.
    Abraços

    negrum@gmail.com
    avantelencois@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Comente

Postagens mais visitadas deste blog

@Dilmabr entrega a taça a campeã #ger

#copadascopas

DialogosMDA Brasil Rural Contemporaneo

#DialogosMDA BRASIL Rural  Contemporaneo: Juventude em Pauta #foradoeixo #feiramda @marcelobranco @pablocapile