Pular para o conteúdo principal

Impasse na "Faixa da AGASA*"





Posse de Obama, o cessar fogo da Faixa de Gaza e a falta de diálogo dos políticos de Santo Antônio da Patrulha e Osório marcou a semana que passou.

O desavisado município de Santo Antônio da Patrulha (com um orçamento de 40 milhões de reais aproximadamente) declarou guerra ao município de Osório e tentará impedir a obra de saneamento do esgoto, que segundo os patrulhenses irá poluir a Lagoa dos Barros. Já Osório (com um orçamento de mais 100 milhões de reais) defende-se, alegando que o esgoto será tratado antes de ser escoado a esta lagoa que nos encanta com suas lendas e natureza exuberante. O prefeito osoriense, Romildo Bolzan, em resposta à visita do prefeito patrulhense, Daiçon Maciel, foi em missão de paz ao município-pai, na última sexta-feira, tentar explicar o projeto à lideranças da comunidade patrulhense. Os patrulhenses, famosos por serem hospitaleiros e criadores dos municípios vizinhos, não quiseram saber de explicações e atacaram Romildo e sua equipe de técnicos. Acuados e desrespeitados os mesmos foram embora mais cedo.
Osório, filho rico de Santo Antônio, corre o risco de ter suas obras interrompidas por futura ação judicial.

Pelos fatos ocorridos sexta-feira, parece que nossos políticos não se sensibilizaram com as palavras do novo Presidente Norte-americano e optaram pelo velho método da truculência política. Que mais objetiva angariar votos do que solucionar os problemas dos cidadãos. Em tempo de trégua na Faixa de Gaza e pela esperança de um mundo melhor depois da posse de Barak Obama. Que em seu discurso conciliatório com o mundo, alertou: “O mundo mudou e precisamos mudar com ele”. Convocando os cidadãos do mundo a serem diferentes e mais solidários. É inaceitável a incitação à guerra de alguns políticos patrulhense para resolver esse impasse na nossa região.

O Pai pobre prefere brigar com o filho rico, em vez de dialogar. Na minha opinião um erro político grave. Ao invés de atacar, porque não propor ao filho rico investimentos em conjunto para revitalizar a Lagoa dos Barros. Essa, coitada, sofre à anos pelos dois lados. Extração de areia, resíduos de indústria, invasão da orla com a construção de casas, puxadas d’água para irrigação de lavouras de arroz, impedindo que milhões de peixes se desenvolvam e sem falar no esgoto de muitas casas que vão direto a Lagoa.

Proponho aos dois Prefeitos que se reúnam novamente e que assumam o compromisso de cuidar da Lagoa dos Barros. Esqueçam as brigas do passado, consertem os erros do presente, para colherem bons frutos no futuro.

Não à guerra! Salvem a Lagoa dos Barros!
*AGASA - Açúcar Gaúcho SA: antiga indústria localizada entre os dois municípios citados no texto e às margens da Lagoa dos Barros.

Comentários

  1. Vivemos em uma páis que esta acordando(ainda bem) para um problema grave que é o lixo.Nos termos simples nós temos o lixo seco, dito reciclável e o lixo orgãnico que vira adubo. O resultado de nossas funções biológica gera lixo orgânico, que são nossas fezes mas é impossível adubar com fezes nossa agua ao contrário de terra. Como toda dita "civilização" despejamos nosso lixo orgãnico (fezes)sem falar no seco e até mesmo químico, em nossas águas. Àguas estas que abastecem nossas casas e matam a sede de nosso corpo. Para diminuir nossa culpa humana estamos caminhando pra uma era onde tratamos nosso excremento, ou seja, nossas fezes para serem lançados nos rios ou lagos aqueles mesmos que nos abstecem, até ai tudo "bem" agora o quanto isso é viável vai depender da politica de implantação e dos responsáveis pela estação. Mas uma coisa eu posso afirmar estação de tratamento de esgoto fede e fede muito. E para onde sopram os ventos da logoa dos barros? pra osório? não pra cidade
    vizinha patrulhense. A lagoa pertence a estes dois municípios como fazer uma ação individual, por que ósorio comprou esta briga ja que possui outros manaciais de água. Seria por causa do forte odor dos produtos químicos em reação com nossos excrementos? ou seria para os célebres osorienses não beberem água dita esgoto tratado? ou então será para não precisarem passear com seus jet-sky ou bote em aguas fétidas?
    Quem sabe isso tudo não vai se tornar arquivo esquecido assim como os projetos de fazer da lagoa um ponto de ecoturismo forte da região.Será que essa ação não beneficiaria os dois municípios?! é preciso acordar.

    kamila Fernandes Lazzarete
    Bióloga, cidadã patrulhense e frequentadora da Lagoa dos Barros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Comente

Postagens mais visitadas deste blog

@Dilmabr entrega a taça a campeã #ger

#copadascopas

DialogosMDA Brasil Rural Contemporaneo

#DialogosMDA BRASIL Rural  Contemporaneo: Juventude em Pauta #foradoeixo #feiramda @marcelobranco @pablocapile