Pular para o conteúdo principal

Reduzir carboidrato é mais benéfico do que reduzir gordura, diz estudo


A dieta de Atkins pode finalmente ter provado sua eficácia: um regime pobre em carboidratos e a chamada dieta do Mediterrâneo ajudam a perder peso mais do que o tradicional corte de gordura do cardápio. É o que concluiu um dos mais longos e abrangentes estudos da área. A pesquisa comparou as técnicas de emagrecimento e resultou numa grande surpresa: a dieta de baixo carboidrato melhorou o colesterol mais do que as duas outras.

"É uma confirmação", afirmou Abby Bloch, da Fundação Robert C. e Veronica Atkins, entidade filantrópica que divulga a dieta de Atkins e foi o principal financiador do estudo. A instituição afirma não ter interferido nos trabalhos, realizados em Israel.

Vale ressaltar, porém, que todas as três abordagens - baixo carboidrato, pouca gordura e dieta do Mediterrâneo - auxiliaram na perda de peso e na redução do nível de colesterol.

Regimes

A dieta de baixo teor de gordura --não mais do que 30% das calorias-- reduziu as calorias e o colesterol utilizando grãos, vegetais e frutas. A dieta do Mediterrâneo reduziu calorias, gorduras e colesterol em níveis similares, mas enfatizando carnes de aves, peixes, azeite e nozes.

Já o regime pobre em carboidratos impôs limitação a estes, mas não a calorias ou gordura. Os participantes que seguiram esta dieta apenas utilizaram fontes vegetarianas de gordura e proteína.

O estudo merece destaque não apenas porque durou dois anos (muito mais do que a maioria), mas devido à grande proporção de pessoas que se prendem a dietas (85%). Participaram 322 pessoas, que fizeram suas refeições em um estabelecimento controlado pelos pesquisadores.

O trabalho foi publicado no "New England Journal of Medicine".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que tal entrar em forma com aulas de Body Pump

O QUE É? Usando barras com anilhas e pesos livres ajustáveis à capacidade do aluno, a aula aconte ce como uma seção de musculação em grupo, como se fosse um aula de musculação coletiva. Engloba todos os grupos musculares, permitindo se trabalhar todo o corpo. Geralmente a aula começa com alongamento, passando pelos exercícios, divididos entre grupo musculares ao som de músicas da moda e dura por volta de 55 minutos. Acontece, em média de 30 a 45 segundos de intervalo entre as músicas para que o aluno possa trocar a carga e adequá-la aos exercícios do próximo grupo muscular a ser trabalhado. Pessoas com condições físicas diferentes podem frequentar a mesma aula, entretanto, não é indicado que o aluno iniciante comece o Body Pump com o mesmo peso que os veteranos. É imprescindível que o aluno passe por um período de adaptação antes afim de prevenir lesões. Vantagens: - Estímulo de trabalho em grupo para alunos que não se adaptam a um trabalho individual. Desta maneir...

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master