Pular para o conteúdo principal

Reduzir carboidrato é mais benéfico do que reduzir gordura, diz estudo


A dieta de Atkins pode finalmente ter provado sua eficácia: um regime pobre em carboidratos e a chamada dieta do Mediterrâneo ajudam a perder peso mais do que o tradicional corte de gordura do cardápio. É o que concluiu um dos mais longos e abrangentes estudos da área. A pesquisa comparou as técnicas de emagrecimento e resultou numa grande surpresa: a dieta de baixo carboidrato melhorou o colesterol mais do que as duas outras.

"É uma confirmação", afirmou Abby Bloch, da Fundação Robert C. e Veronica Atkins, entidade filantrópica que divulga a dieta de Atkins e foi o principal financiador do estudo. A instituição afirma não ter interferido nos trabalhos, realizados em Israel.

Vale ressaltar, porém, que todas as três abordagens - baixo carboidrato, pouca gordura e dieta do Mediterrâneo - auxiliaram na perda de peso e na redução do nível de colesterol.

Regimes

A dieta de baixo teor de gordura --não mais do que 30% das calorias-- reduziu as calorias e o colesterol utilizando grãos, vegetais e frutas. A dieta do Mediterrâneo reduziu calorias, gorduras e colesterol em níveis similares, mas enfatizando carnes de aves, peixes, azeite e nozes.

Já o regime pobre em carboidratos impôs limitação a estes, mas não a calorias ou gordura. Os participantes que seguiram esta dieta apenas utilizaram fontes vegetarianas de gordura e proteína.

O estudo merece destaque não apenas porque durou dois anos (muito mais do que a maioria), mas devido à grande proporção de pessoas que se prendem a dietas (85%). Participaram 322 pessoas, que fizeram suas refeições em um estabelecimento controlado pelos pesquisadores.

O trabalho foi publicado no "New England Journal of Medicine".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com computador engorda

Pesquisa demonstra que o papel do Profissional de Educação Física é cada vez mais importante na Sociedade da Informação. Em matéria publicada no site do jornal O Dia, um estudo revela que tela nos incentiva a comer besteiras como bolos, chocolates e biscoitos. Os pesquisadores,da Universidade de Copenhagen, acreditam que o estresse mental proporcionado pelo trabalho no computador desencadeia mudanças no nível de açúcar e hormônios que enganam o cérebro e nos fazem pensar que já está na hora de repor calorias. Jogar e assistir TV também têm o mesmo efeito. Para Jean Phillipe Chaput, os trabalhadores que usam computadores poderiam sair algumas vezes da frente da tela, para relaxar, podendo até digitar um pouco em pé. Dr. Chaput, autor do estudo, começou a investigar o assunto depois de notar a rotina do seu supervisor que regularmente comia biscoitos de chocolate enquanto estava no computador. A pesquisa envolveu 90 estudantes do sexo feminino. Chaput pediu para que...

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master