Pular para o conteúdo principal

III Encontro Nacional das Estações Digitais - Fundação Banco do Brasil

De III Encontro Nacional das Estações Digitais - Fundação Banco do Brasil

Na última semana, tive a honra de participar, junto a Educadores Sociais de todo o Brasil, do 3º Encontro Nacional da Estações Digitais. Este evento é uma ação do Programa Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil (FBB). Em 2004, a ONG Lagoa Viva implantou uma Estação Digital na Ilha da Lagoa dos Barros (AGASA) sob minha coordenação. Neste espaços os moradores podem acessar a internet gratuitamente e participar de cursos de informática, além de proporcionar a comunidade ferramentas para o desenvolvimento local.

Neste momento, a Estação Ilha da Lagoa dos Barros enfrenta muitas dificuldades para manter-se aberta à comunidade, já que a sustentabilidade estava comprometida. Desde de 2005 estava afastado da Estação por motivos profissionais. Sabedor das dificuldades solicitei minha ida ao Encontro para buscar subsídios e tentar mudar o a atual situação. A boa notícia é que nossa Estação Digital foi conteplada com o Programa Telecentros.BR do Governo Federal. Agora ficará mais facíl de manter o espaço aberto à comunidade.

A FBB e a Programando o Futuro, organizadores do Encontro, estão de parabéns por oferecer palestras e ofícinas de alto nível aos Educadores.
Momento mais emocionante foi a do Contador de Estorias, Roberto Carlos Ramos. Melhor palestra que já assisti na minha vida. Ele contou sua história de vida, com passagens e fugas da FEBEM até a adoção de uma francesa. Com emoção, gargalhadas e muitas lágrimas ao final, o palestrante manteve a atenção dos Educadores. O Trailer do Filme, que conta sua História vc pode acompanhar AQUI.

Ao longo do Encontro muitos debates e trocas de experiências marcavam cada dia. O mais valioso, o que não tem preço foi a troca cultural com todas as regiões do Brasil, quase todos os estados estavam presente. Cada Estado/Cidade tem uma realidade em relação a internet. A mais absurda é o valor que uma cidade da Paraíba pagava por uma conexão de 128 kbps, mais de R$ 2.000,00.

Ao final do encontro, os Educadores Social se reuniram e formaram uma Comissão Provisória para construiri uma Associação Nacional dos Telecentros e Estações Digitais. Com intuito de defender os programas de inclusão digital e buscar mais recursos aos telecentros de todo o Brasil.


Acesse o link e entre no movimento:

www.anedt.wordpress.com




Obrigado Fundação Banco do Brasil e Programando o Futuro. Vocês transformam nossas vidas.
Grande Abraço a todos os Educadores Sociais do Brasil

Fotos do Encontro Aqui

Comentários

  1. Ei Bruno aqui é Valneide o rasta da Bahia, lembra? Massa seu blog!
    Veja o blog do meu trabalho www.avantelencoisnoticias.blogspot.com

    e deixe seu recado com contato.
    Abraços

    negrum@gmail.com
    avantelencois@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Comente

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com computador engorda

Pesquisa demonstra que o papel do Profissional de Educação Física é cada vez mais importante na Sociedade da Informação. Em matéria publicada no site do jornal O Dia, um estudo revela que tela nos incentiva a comer besteiras como bolos, chocolates e biscoitos. Os pesquisadores,da Universidade de Copenhagen, acreditam que o estresse mental proporcionado pelo trabalho no computador desencadeia mudanças no nível de açúcar e hormônios que enganam o cérebro e nos fazem pensar que já está na hora de repor calorias. Jogar e assistir TV também têm o mesmo efeito. Para Jean Phillipe Chaput, os trabalhadores que usam computadores poderiam sair algumas vezes da frente da tela, para relaxar, podendo até digitar um pouco em pé. Dr. Chaput, autor do estudo, começou a investigar o assunto depois de notar a rotina do seu supervisor que regularmente comia biscoitos de chocolate enquanto estava no computador. A pesquisa envolveu 90 estudantes do sexo feminino. Chaput pediu para que...