Pular para o conteúdo principal

Ciclovia, democratizando o espaço público



Percebemos em nossa região que o domínio dos carros e motos em nossas ruas é cada vez maior. Dificuldade de estacionamento, acidentes com vítimas e desrespeito ao pedestre são problemas constantes em nossas cidades.
É preciso pensarmos numa forma para democratizar o espaço público. Uma ação imediata seria a construção de ciclovias.

A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias.

Uma via ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de vias cicláveis, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:


tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.


ciclofaixa:é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.

ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.

Repensar para evoluir é preciso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

@Dilmabr entrega a taça a campeã #ger

#copadascopas

DialogosMDA Brasil Rural Contemporaneo

#DialogosMDA BRASIL Rural  Contemporaneo: Juventude em Pauta #foradoeixo #feiramda @marcelobranco @pablocapile