Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer já


Passada a eleição, agora é o momento dos partidos se reunirem e decidirem quem vai assumir os quadros das secretarias municipais. Em muitos municípios a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer fica na sobra, pois muitos partidos não a querem por não ter verbas significativas. Em outros municípios (quase todos) nem existe esta pasta, muitas vezes é uma subsecretaria ou simplesmente um departamento num canto de uma outra secretaria, com pouca estrutura e trabalhando somente na organização de campeonatos.

Tendo em vista a importância que o esporte e atividade física têm para o cidadão. É extremamente necessário que se dê mais atenção a essa área e que entre no planejamento estratégico econômico de todos os municípios brasileiros. Estudos de órgãos internacionais dão conta que a cada Real investido em atividade física, oito são poupados em Saúde. Pois uma pessoa ativa, dificilmente terá hipertensão, depressão, diabetes, entre outras doenças que lotam os hospitais e oneram significativamente os cofres públicos pela falta do hábito de uma vida saudável.

No meu ponto de vista a criação de uma secretaria que incentive e fomente a prática esportiva, o culto ao corpo e a prevenção à saúde trará qualidade de vida aos cidadãos e economia aos cofres públicos. A secretaria podia ser dividida em 3 departamentos: Esportes de Rendimento, Esporte participativo (à todas as idades) e Esporte Escolar (no turno oposto ao de aula). Com um bom planejamento e com um Prefeito que apoie essa secretaria, com certeza não faltará recursos. A Lei de Incentivo ao esporte está aí para ser aplicada, o Governo Federal está com bons programas, é só arregaçar as mangas e ir atrás.

Prefeito, está na sua mão a decisão e a responsabilidade de oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com computador engorda

Pesquisa demonstra que o papel do Profissional de Educação Física é cada vez mais importante na Sociedade da Informação. Em matéria publicada no site do jornal O Dia, um estudo revela que tela nos incentiva a comer besteiras como bolos, chocolates e biscoitos. Os pesquisadores,da Universidade de Copenhagen, acreditam que o estresse mental proporcionado pelo trabalho no computador desencadeia mudanças no nível de açúcar e hormônios que enganam o cérebro e nos fazem pensar que já está na hora de repor calorias. Jogar e assistir TV também têm o mesmo efeito. Para Jean Phillipe Chaput, os trabalhadores que usam computadores poderiam sair algumas vezes da frente da tela, para relaxar, podendo até digitar um pouco em pé. Dr. Chaput, autor do estudo, começou a investigar o assunto depois de notar a rotina do seu supervisor que regularmente comia biscoitos de chocolate enquanto estava no computador. A pesquisa envolveu 90 estudantes do sexo feminino. Chaput pediu para que...

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master