Pular para o conteúdo principal

Salve Ronaldo!

Há algum tempo queria falar do Ronaldo, mas não achava que ele iria surpreerder tanto. Já fui fã de Ronaldo no início da sua carreira e o odiei na Copa de 1998, o que me fez torcer para Holanda naquele ano. Era impossível torcer por um Brasil de milionários da bola, ainda mais treinado pelo Zagalo e comandado em campo pelo cansado e insistente Dunga. Ah, tinha o Gonçalves, aquele zagueiro horrível do Botafogo, Zé Carlos (lateral) e outros que não me animavam a torcer pela Seleção escalada por empresários. Mas o que mais me indignava era a falta de vontade dos jogadores em representar o país na Copa, o mesmo que aconteceria em 2006.
Logo veio a sequência de lesões do Fenômeno, o que parecia impossível a participação dele na Copa de 2002, foi exemplo de superação maestrado por Luis Felipe Scolari. Fomos Penta graças a genialidade e dedicação de Ronaldo. Comecei a respeita-lo novamente.

Em 2006, estava gordo e apático, mas mesmo assim fazia gol e se tornou o artilheiro das Copas. A Seleção era uma festa, não tinha foco no jogo. Deu no que deu. Após a Copa veio as novas lesões e ele se perdeu. Deixou de ser aquele exemplo de superação e ao voltar para o Brasil, obeso, se meteu em um escândalo com travestis. Cada um com as suas preferências, nada contra, mas parecia que não queria jogar mais futebol.

Eis que renasce o amor pelo futebol novamente e a oportunidade de se recuperar e jogar no

Corintians. Jogada de marketing brilhante até que ele desempenhasse um bom futebol. Recuperou-se aos poucos, começou a jogar, a fazer gols e a ser decisivo, voltou a ser o velho Ronaldo. Foi o grande responsável pela conquista do Paulistão pelo Timão.

Ao final do campeonato demonstrou humildade, patriotismo e responsabilidade social. Ao ser perguntado se já era hora de ir pra Seleção, Ronaldo disse que estaria a disposição porque é um soldado brasileiro à serviço da pátria. Ainda não bastasse esse gesto patriótico, criticou severamente a organização da festa do título, uma insegurança total. O capitão Wilham quase pegou fogo junto com a taça e o Ministro do Esporte, Orlando Silva. Um absurdo.

Ronaldo é o Cara! Espero que ele possa dar uma nova cara ao futebol brasileiro, tanto em campo, quanto em organização.

Força Ronaldo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ao dia do Pedagogo, uma reflexão: Pedagogia Transformance

Repensando o ato de Educar...   Ao se pensar em formular planos para uma futura reconstrução, a educação aparece universalmente considerada um dos meios mais eficazes para esse propósito, pois, alcança cada família na sociedade civil e forma todas as profissões. E como a humanidade, está no processo de evolução para alcançar o estado que tão ardentemente aspira: a construção de uma sociedade pacífica, justa, cooperativa, nos seus diversos gêneros, civis, culturais, de preconceitos, e outros, é que se fazem necessárias novas formas de pensar e conviver, novos olhares, a ressignificação dos conceitos e metodologias de educar.  Embora a educação seja reconhecida como um dos meios próprios para formar a humanidade, é considerada ainda e apenas, como educação da mente fundada sobre velhos conceitos, sem se pensar em tirar dela uma força renovadora e construtiva... A  Pedagogia Transformance  foi desenvolvida a partir da Alfabetização Cultural, em contextos inte...

DialogosMDA Brasil Rural Contemporaneo

#DialogosMDA BRASIL Rural  Contemporaneo: Juventude em Pauta #foradoeixo #feiramda @marcelobranco @pablocapile