Pular para o conteúdo principal

Bem Viver com Educação à Distância (EaD)



Estou fazendo um curso técnico de informática - com ênfase em desenvolvimento de softwares - pela FURG, no Pólo de Santo Antônio da Patrulha. Tudo gratuito. Há aulas presenciais e a maioria à distância pela internet. Um trabalho me exigiu tal reflexão descrita abaixo:

Nas últimas duas décadas, vivemos duas situações distintas em relação a Educação. Lembro de um tempo onde entrar na universidade era coisa de pessoas diferenciadas, ricas ou com boa formação intelectual, seja pelo bom ensino de base ou pelo próprio esforço. Neste período da década de 90, percebíamos o sucateamento do ensino público, privatização de RUs (Restaurantes Universitários) e grandes avanços no ensino privado. Ou seja, curso superior era, na grande maioria, para ricos.

Nos últimos cinco anos, percebemos grandes avanços no ensino público, na verdade ainda pouco ao que queremos. Porém, é uma realidade um investimento maior nas universidades e em escolas técnicas públicas em relação ao ensino privado.

E a Educação à Distância tem um papel fundamental nessa evolução. Hoje, sabemos de comunidades ribeirinhas ao Rio Amazonas com laboratórios de informática, atendendo as necessidades do local. A descentralização do ensino é o grande lance da EaD, o estudante não precisa mais se deslocar para os grandes centros econômicos. Assim ele poupa tempo, dinheiro e não deixa a família.

Nunca a oportunidade de estudar foi tão facilitada nesse país. Basta boa vontade e ir atrás.
É muito bom viver com acesso a informação gratuita.

Comentários

  1. Prof Bruno,

    Parabéns pelo teu excelente texto. Tenhas a certeza que tu és o tipo de pessoa que faz a diferença, seja por tua competência profissional ou pelo teu carisma pessoal (rimou).
    Não tenho dúvidas de que ainda ouviremos muito falar teu nome, como destaque e credibilidade das tuas atividades.

    Val...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Comente

Postagens mais visitadas deste blog

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master

Impasse na "Faixa da AGASA*"

Posse de Obama, o cessar fogo da Faixa de Gaza e a falta de diálogo dos políticos de Santo Antônio da Patrulha e Osório marcou a semana que passou. O desavisado município de Santo Antônio da Patrulha (com um orçamento de 40 milhões de reais aproximadamente) declarou guerra ao município de Osório e tentará impedir a obra de saneamento do esgoto, que segundo os p atrulhenses irá poluir a Lagoa dos Barros. Já Osório (com um orçamento de mais 100 milhões de reais) defende-se, alegando que o esgoto será tratado antes de ser escoado a esta lagoa que nos encanta com suas lendas e natureza exuberante. O prefeito osoriense , Romildo Bolzan , em resposta à visita do prefeito patrulhense , Daiçon Maciel , foi em missão de paz ao município-pai, na última sexta-feira, tentar explicar o projeto à lideranças da comunidade patrulhense . Os patrulhenses , famosos por serem hospitaleiros e criadores dos municípios vizinhos, não quiseram saber de explicações e atacaram Romildo e sua equipe de téc...