Pular para o conteúdo principal

Laranja ameniza efeitos negativos do consumo de chocolate



A casca de frutas cítricas possui pectina, excelente fonte de fibra alimentar, que diminui a absorção de glicose e gordura dos alimentos.

Composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau e aromatizantes, entre outros ingredientes, o chocolate já foi considerado um dos maiores vilões das dietas. Hoje sabe-se que essa guloseima composta também por minerais, como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio pode fazer bem à saúde.

“O chocolate é um alimento nutritivo, rico em flavonóides, antioxidantes que ajudam a proteger o coração reduzindo o risco de doenças cardíacas", afirma a nutricionista Vivianne Alves. "Além disso, pode contribuir para a síntese de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar e sensação de prazer”, explica. Ainda assim, consumido em excesso o chocolate pode aumentar os níveis de colesterol no organismo e interferir na balança devido à grande quantidade de gorduras saturadas. Por isso, atente-se ao consumo - 30 gramas de chocolate amargo bastam para usufruir de seus benefícios.

Exagerou na dose? Uma das soluções para amenizar os estragos é o consumo diário de fibras alimentares. Além de diminuir a absorção de gordura, colesterol e glicose sanguínea, elas melhoram o trânsito intestinal. Uma vez no intestino, a fibra não é degradada, sendo metabolizada seletivamente por algumas bactérias benéficas do intestino. Dessa forma, promove efeitos fisiológicos positivos contribuindo para uma melhora o sistema imunológico.

Entre as principais fontes de fibras alimentares está a pectina, substância obtida da casca das frutas cítricas, como a laranja. Comercialmente a pectina é utilizada para a produção de geléias e como fonte de fibra solúvel. “Depois de consumidas, as fibras de laranja transformam-se num gel que não é absorvido durante a digestão. Assim, durante seu trajeto no intestino, elas podem diminuir a absorção não apenas da glicose, mas também, da gordura dos alimentos e aumentar a sensação de saciedade”, explica Kali Nardino, consultor farmacêutico da Divine Shen.

Fonte: www.educacaofisica.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que tal entrar em forma com aulas de Body Pump

O QUE É? Usando barras com anilhas e pesos livres ajustáveis à capacidade do aluno, a aula aconte ce como uma seção de musculação em grupo, como se fosse um aula de musculação coletiva. Engloba todos os grupos musculares, permitindo se trabalhar todo o corpo. Geralmente a aula começa com alongamento, passando pelos exercícios, divididos entre grupo musculares ao som de músicas da moda e dura por volta de 55 minutos. Acontece, em média de 30 a 45 segundos de intervalo entre as músicas para que o aluno possa trocar a carga e adequá-la aos exercícios do próximo grupo muscular a ser trabalhado. Pessoas com condições físicas diferentes podem frequentar a mesma aula, entretanto, não é indicado que o aluno iniciante comece o Body Pump com o mesmo peso que os veteranos. É imprescindível que o aluno passe por um período de adaptação antes afim de prevenir lesões. Vantagens: - Estímulo de trabalho em grupo para alunos que não se adaptam a um trabalho individual. Desta maneir...

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master