segunda-feira, 5 de maio de 2008

Homem atual - Antes da atividade física, cuide da alimentação


Ingestão equilibrada de carboidratos, proteínas e lipídeos melhora o desempenho
A alimentação adequada ao exercício auxilia o desempenho do esporte já que fornece o substrato energético - a energia para as atividades do corpo. A prática de exercícios regulares por sua vez, melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Com isso, conclui-se que uma boa alimentação beneficia o esporte e o esporte beneficia a boa alimentação.

Uma alimentação compatível com o tipo de atividade física e que colabore e otimize os efeitos do exercício, cada vez mais é procurada e questionada pelos praticantes, para que os benefícios do exercício sejam mais acentuado.

Os carboidratos, por exemplo, são considerados fonte energética mais eficiente. Eles requerem menos oxigênio para sua oxidação, comparados ao lipídeo e proteínas. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e, por isso, é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios.

Já as proteínas devem ser consumidas entre 1,2 a 1,6g /kg de peso corporal /dia, o que deve corresponder de 10 a 15% do valor calórico total da dieta. Essa quantidade de proteína tem o papel de suprir a falta dos aminoácidos, devido à oxidação resultante do exercício e para a reparação dos tecidos.

Os lipídeos são utilizados na síntese de hormônios e vinculam as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 1g de lipídeo /kg de peso corporal/ dia.