sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Manual para Diabético

A Sociedade Brasileira de Diabetes acaba de lançar um manual para os portadores da doença, mostrando que alimentar-se com qualidade e sem privações não é impossível como muitos pensam.

Basta desenvolver um plano alimentar saudável, em que não devem existir itens permitidos e proibidos. O conteúdo está disponível no site da Associação Brasileira de Diabetes, http://www.diabetes.org.br/, no canal "Alimentos e Nutrição".Ou baixe direto AQUI!


No Brasil, cerca de 7,6% da população entre 30 e 69 possui diabetes - pessoas que devem saber da importância do consumo dos alimentos com moderação. A primeira medida é montar um cardápio que equilibre qualidade e quantidade, trabalhando com equivalências. De nada adianta não conhecer a relação dos alimentos com os níveis de glicemia.


Em mente, o diabético deve ter todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) que têm a capacidade de gerar energia e aumentar os níveis de açúcar no sangue. Quando escolher uma sobremesa, por exemplo, é fundamental saber a quantidade destes macronutrientes.
Atenção especial aos níveis de carboidratos, que são convertidos quase 100% em glicose. Imagina deixar de comer uma bola de sorvete de creme, que possui a mesma quantidade de carboidratos que uma maçã. Seria um erro do paciente.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/14022008/36/saude-manual-diabeticos.html