Pular para o conteúdo principal

Ao dia do Pedagogo, uma reflexão: Pedagogia Transformance


Repensando o ato de Educar... 
Ao se pensar em formular planos para uma futura reconstrução, a educação aparece universalmente considerada um dos meios mais eficazes para esse propósito, pois, alcança cada família na sociedade civil e forma todas as profissões. E como a humanidade, está no processo de evolução para alcançar o estado que tão ardentemente aspira: a construção de uma sociedade pacífica, justa, cooperativa, nos seus diversos gêneros, civis, culturais, de preconceitos, e outros, é que se fazem necessárias novas formas de pensar e conviver, novos olhares, a ressignificação dos conceitos e metodologias de educar.
 Embora a educação seja reconhecida como um dos meios próprios para formar a humanidade, é considerada ainda e apenas, como educação da mente fundada sobre velhos conceitos, sem se pensar em tirar dela uma força renovadora e construtiva...
Pedagogia Transformance foi desenvolvida a partir da Alfabetização Cultural, em contextos internacionais onde a ameaça à humanidade se tornava crítica e impulsionava a busca por propostas alternativas. Propõe entender, interromper e transformar nossas vidas cotidianas de isolamento, medo, competição e violência através de uma pedagogia de intervenção pessoal e formação coletiva.

Essa pedagogia é fundamentada especialmente nas propostas de alfabetização e ação cultural pela transformação social do educador brasileiro Paulo Freire.   Essas técnicas são essenciais para criar auto-confiança e habilidades criativas de aprendizagem para comunicação intercultural e a convivência em comunidades multiculturais. Elas possibilitam escolas, universidades, centros culturais e espaços de trabalho usarem as fontes de criatividade humana para criar comunidades cooperativas com futuro sustentáveis.

Dentro de uma perspectiva de repensar a educação e estimular novas práticas de ensino, esta sendo formanda a ABRA-RS - Rede Brasileira de Arteducadores - Núclo Rio Grande do Sul. Os encontros estão sendo realizados em Capão da Canoa e em breve deve uma sede será estruturada para as vivências.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

@Dilmabr entrega a taça a campeã #ger

#copadascopas

DialogosMDA Brasil Rural Contemporaneo

#DialogosMDA BRASIL Rural  Contemporaneo: Juventude em Pauta #foradoeixo #feiramda @marcelobranco @pablocapile