Pular para o conteúdo principal

Osório e SAP assinam Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Na última terça-feira, 3 de maio, o Estado do Rio Grande do Sul firmou o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres Em um ato organizado pelo Governo Federal em conjunto com o Governo do Estado do RS e a Prefeitura de Canoas. O evento ocorreu no bairro Guajuviras, do município de Canoas, área denominada de Território da Paz, onde são desenvolvidas ações do PRONASCI. Com a presença da Ministra de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, do Governador Tarso Genro, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RS, Márcia Santana, do Prefeito de Canoas Jairo Jorge, Deputados, Deputadas, Prefeitos e Prefeitas do RS.

Em seu pronunciamento, a Ministra Iriny Lopes, salientou que o conceito central do enfrentamento da violência é a integração dos serviços. E criticou a antecessora de Tarso. “É inexplicável que o RS não tenha assinado o pacto em anos anteriores. Os menores Estados do País já haviam assinado, Estados com muito menos recursos financeiros".

Tarso ressaltou o comprometimento de seu governo com a causa das mulheres e lembrou de quatro policiais militares efetivadas em abril ao posto de tenente-coronel na Brigada Militar. "É um fato histórico. Pela primeira vez quatro mulheres foram promovidas a este cargo. Me orgulho muito disso", afirmou. O governador também elogiou as medidas adotadas em Canoas para reduzir os índices de criminalidade na cidade. 

O pacto consolida a Política Nacional de Enfrentamento a Violência contras as mulheres e tem como pontos principais: aprofundar a implementação da Lei Maria da Penha, fortalecer o combate à exploração sexual de meninas e adolescentes e ao tráfico de mulheres; promover os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e os direitos humanos das mulheres em situação de prisão; promover a autonomia econômica e financeira das mulheres, considerando as dimensões étnico-raciais, regionais e de deficiência.

Os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha (SAP) assinaram o Pacto. O Prefeito Osório, Romildo Bolzan Júnior, foi representado pela Secretária Adjunta de Ação Social Maderlen Sarmento Robaina. Enquanto SAP estava representado pelo se Prefeito Daiçon Maciel da Silva, pela Primeira-Dama Aglaé Regina da Silva e pela representante do Conselho das Mulheres Margareth Santana da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master

Impasse na "Faixa da AGASA*"

Posse de Obama, o cessar fogo da Faixa de Gaza e a falta de diálogo dos políticos de Santo Antônio da Patrulha e Osório marcou a semana que passou. O desavisado município de Santo Antônio da Patrulha (com um orçamento de 40 milhões de reais aproximadamente) declarou guerra ao município de Osório e tentará impedir a obra de saneamento do esgoto, que segundo os p atrulhenses irá poluir a Lagoa dos Barros. Já Osório (com um orçamento de mais 100 milhões de reais) defende-se, alegando que o esgoto será tratado antes de ser escoado a esta lagoa que nos encanta com suas lendas e natureza exuberante. O prefeito osoriense , Romildo Bolzan , em resposta à visita do prefeito patrulhense , Daiçon Maciel , foi em missão de paz ao município-pai, na última sexta-feira, tentar explicar o projeto à lideranças da comunidade patrulhense . Os patrulhenses , famosos por serem hospitaleiros e criadores dos municípios vizinhos, não quiseram saber de explicações e atacaram Romildo e sua equipe de téc...