Pular para o conteúdo principal

Estudantes ganham 30 mil bicicletas e capacetes

Governo Federal anuncia a doação de 30 mil bicicletas e capacetes a escolas públicas de 81 municípios brasileiros. As bicicletas foram adquiridas pelo Ministério da Educação, com investimento de R$ 8,9 milhões, e integram o programa Caminho da Escola. Com as bikes, o governo garante mais um meio de transporte de alunos à escola, melhorando a frequência escolar. Até o final do ano, serão doadas mais 70 mil bicicletas e capacetes, totalizando 100 mil alunos beneficiados em 300 municípios. Os investimentos previstos para este ano são de R$ 21,1 milhões.

No Brasil, muitas crianças ainda percorrem, a pé, de 2 km a 12 km por dia para chegar à escola. Outros trajeto para chegar ao ônibus escolar ou à embarcação que os levarão para a escola. São trechos que, na maioria das vezes, não têm condições de tráfego para automóveis. Com as bicicletas, as crianças com mais de seis anos e estudantes da Educação Básica Pública conseguirão reduzir o tempo para chegar ao colégio.
As bicicletas do programa Caminho da Escola têm dois tamanhos: aro 20 e aro 26. Elas foram submetidas a testes nas cinco regiões do país e receberam avaliação positiva de alunos e pais. As bikes passaram por análise em laboratório credenciado pelo Inmetro, com objetivo de aferir a qualidade do equipamento e possibilitar a segurança das crianças.
O programa foi criado em 2007, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares e embarcações, garantindo segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, além de contribuir para a redução da evasão escolar. Desde 2007, o programa atendeu 3.826 municípios e foram adquiridos 12.091 ônibus escolares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ao dia do Pedagogo, uma reflexão: Pedagogia Transformance

Repensando o ato de Educar...   Ao se pensar em formular planos para uma futura reconstrução, a educação aparece universalmente considerada um dos meios mais eficazes para esse propósito, pois, alcança cada família na sociedade civil e forma todas as profissões. E como a humanidade, está no processo de evolução para alcançar o estado que tão ardentemente aspira: a construção de uma sociedade pacífica, justa, cooperativa, nos seus diversos gêneros, civis, culturais, de preconceitos, e outros, é que se fazem necessárias novas formas de pensar e conviver, novos olhares, a ressignificação dos conceitos e metodologias de educar.  Embora a educação seja reconhecida como um dos meios próprios para formar a humanidade, é considerada ainda e apenas, como educação da mente fundada sobre velhos conceitos, sem se pensar em tirar dela uma força renovadora e construtiva... A  Pedagogia Transformance  foi desenvolvida a partir da Alfabetização Cultural, em contextos inte...

DialogosMDA Brasil Rural Contemporaneo

#DialogosMDA BRASIL Rural  Contemporaneo: Juventude em Pauta #foradoeixo #feiramda @marcelobranco @pablocapile