Pular para o conteúdo principal

Doping: Detalhes do caso Rebeca Gusmão














Querem jogar a responsabilidade para cima do voluntários escoltas.

Para entender melhor: o escolta é o voluntário responsável por notificar e acompanhar o atleta no exame anti-doping.
O procedimento no Parque Aquático Maria Halenk: Após o término da prova o atleta é notificado pelo escolta e depois de assinar a notificação ele tem uma hora para se apresentar no posto de coleta. Neste período, o atleta é seguido pelo escolta por todas as partes do complexo. De forma alguma o escolta deve perder contato visual com o atleta. No posto de coleta, apenas 3 pessoas testemunham o exame: uma pessoa responsável pela coleta, o atleta e o escolta. No momento exato da coleta, os dois últimos vão para uma área reservada para coleta da urina. O atleta deve estar de frente ao escolta com os braços, o abdômen e o quadril descoberto. Para se ter certeza que a urina é realmente do mesmo. Houve casos onde bexigas artificiais foram colocadas dentro do corpo e a urina saía por um cano por dentro da uretra.

Neste Domingo o Esporte Espetacular, da Rede Globo, entrevistou a voluntária Adriana Salazar que escoltou a Rebeca, ela não pode realizar o devido processo, porque foi barrada no posto de coleta. Com a justificativa de que havia muita gente na sala e apenas um casal de escoltas deveria ficar no local.

Sou testemunha disso e conheci a Adriana, pois trabalhei nesse dia e ao escoltar um atleta brasileiro também fui barrado com essa mesma justificativa. E agora? Foi uma atitude de bom senso, pois havia muita gente na sala realmente? Ou foi uma atitude pensada para trocar a urina dos atletas? Será que foi só a Rebeca?
Muito estranho... Este fatos colocam todas as medalhas do Brasil na natação sob suspeita. Espero que o caso seja explicado o quanto antes e que não haja mais estes problemas, pois pode atrapalhar os planos do Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016.

Abraço à todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com computador engorda

Pesquisa demonstra que o papel do Profissional de Educação Física é cada vez mais importante na Sociedade da Informação. Em matéria publicada no site do jornal O Dia, um estudo revela que tela nos incentiva a comer besteiras como bolos, chocolates e biscoitos. Os pesquisadores,da Universidade de Copenhagen, acreditam que o estresse mental proporcionado pelo trabalho no computador desencadeia mudanças no nível de açúcar e hormônios que enganam o cérebro e nos fazem pensar que já está na hora de repor calorias. Jogar e assistir TV também têm o mesmo efeito. Para Jean Phillipe Chaput, os trabalhadores que usam computadores poderiam sair algumas vezes da frente da tela, para relaxar, podendo até digitar um pouco em pé. Dr. Chaput, autor do estudo, começou a investigar o assunto depois de notar a rotina do seu supervisor que regularmente comia biscoitos de chocolate enquanto estava no computador. A pesquisa envolveu 90 estudantes do sexo feminino. Chaput pediu para que...

Equipe de Jiu-Jitsu Ferri/Equilibrium conquista mais medalhas

No último domingo, aconteceu em São Leopoldo a 4ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu. Mais de 400 competidores de várias cidades do Rio Grande do sul participaram deste evento que já é referência da modalidade no Estado. Osório foi representada por atletas da equipe Ferri/Equilibrium que voltou com várias medalhas do Complexo Esportivo da Wellness. A equipe coordenada pelo Professor César Augusto Ferri contou com o apoio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral da Brigada Militar. Ferri é faixa marrom e treina seus alunos na Academia Equilibrium, nas Segundas (20h30min) e nas sextas (20h). Resultado 3ª Copa Vale dos Sinos de Jiu Jitsu: Gabriel Ferri - 2º lugar - Infantil - Faixa Amarela Paulo Lessa - 2º lugar - Faixa Branca Master Debrahi Mêdola - 3º lugar - Faixa Roxa. Paulo Juarez Júnior - 3º lugar - Faixa Branca Master