Pular para o conteúdo principal

Revoltante: Deputado @RomarioOnze é contra a demolição do Velódromo do Rio de Janeiro



Texto e imagem extraídos de http://romario.org
O anúncio da demolição do velódromo usado no Pan do Rio, em 2007, é revoltante. Fico contente por saber que o prefeito Eduardo Paes foi contra a ideia de transformar R$ 12 milhões que saíram dos cofres da prefeitura do Rio em poeira. Sem contar os R$ 2 milhões pagos pelo governo federal. Além de ser um desperdício, seria um desrespeito com o dinheiro público!

Outro problema envolvendo o velódromo foi a subutilização dele nos últimos anos e a falta de planejamento. Desperdício de dinheiro e de tempo. Poderíamos ter usado adequadamente a instalação para formar uma nova geração de ciclistas de pista para os Jogos do Rio 2016 e, principalmente, ter treinado nossos atletas para disputar as Olimpíadas de 2012. Teríamos tido pelo menos 4 anos (um ciclo olímpico completo) para fortalecer uma modalidade que oferece um grande número de medalhas agora mesmo em Londres. Ao invés disso, pela primeira vez o Brasil levará nove ciclistas mas, infelizmente, nenhum disputará provas de pista. O que faltou para formar uma seleção de atletas já que o Rio de Janeiro possui o melhor velódromo da América Latina?

Exemplo:

A Austrália ganhou apenas uma medalha de ouro em 2000, quando sediou os Jogos Olímpicos. Quatro anos depois, em Atenas, conquistou seis ouros e conseguiu manter a 4ª colocação no quadro geral de medalhas.

Outro país que investiu nas duas rodas para subir no ranking olímpico foi o Reino Unido. Em 2000, os ingleses chegaram ao fim dos Jogos em 10º lugar (Das 28 medalhas conquistadas, quatro foram no ciclismo: 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes). Em 2004, mantiveram a 10ª colocação. (Das 30 medalhas, três foram no ciclismo: 1 de cada cor).

O salto de qualidade aconteceu mesmo no ciclo olímpico seguinte. Em Pequim, os britânicos concentraram os investimentos no velódromo e, pela primeira vez na história daquele país, ficaram em 4º lugar no quadro geral de medalhas. Foi impressionante! Das 47 medalhas conquistadas no total, 14 medalhas foram obtidas no ciclismo de pista. Os ingleses ganharam 19 medalhas de ouro, sendo que sete só no ciclismo. 

Fica a lição para o Brasil que tem a pretensão de se tornar potência olímpica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

@Dilmabr entrega a taça a campeã #ger

#copadascopas

DialogosMDA Brasil Rural Contemporaneo

#DialogosMDA BRASIL Rural  Contemporaneo: Juventude em Pauta #foradoeixo #feiramda @marcelobranco @pablocapile